Tutoriais


PNEUS COM FACE BOJUDA

Aqui estamos tratando somente da face lateral dos pneus. Para modelar o pneu  do modelo apresentado recortamos 5 "rodelas" em cartão de 1,5 mm e as colamos em forma de pilha. Não é uma tarefa difícil a não ser pelo furo central, quando se quer detalhar mais. Neste caso o melhor é usar um compasso de corte.
    

    Mas o que nos interessa falar aqui é essa lateral do pneu que se for abaulada, melhora bastante o efeito visual do modelo.


PRIMEIRO passo é cortar as arruelas em papel mais grosso. sugiro 200g que é o que foi usado aqui. O papel muito fino deforma bastante e pode inclusive achatar. 
SEGUNDO  passo, corte um pedaço de fio elétrico encapado de espessura aproximada à metade da  arruela e faça um aro com ele como na figura.


TERCEIRO passo, molde a arruela de papel sobre o aro usando os dedos (a ferramenta mais completa que você tem)

O resultado será uma arruela com face abaulada mas ainda um pouco disforme, isso é normal, pois o papel não tem capacidade de deformação plástica, então haverá alguns pontos na borda ais altos. Isso será corrigido na colagem.  




QUARTO passo, colagem. Importante aqui é usar a cola certa....JAMAIS use cola branca comum, pois ela contém água na composição e irá amolecer o papel, deformando a peça. O truque aqui é  usar  COLA DE  SILICONE. Com a mesma composição da cola quente, comumente usada em artesanato, a cola de silicone tem a vantagem de não endurecer tão rapidamente  como a quente. Apenas passe um fio da cola nas bordas, tanto na borda maior quanto na borda do furo da própria arruela pelo lado de dentro que vai ficar em contato com o pneu. Não coloque cola no meio da arruela, pois essa parte não pode colar no pneu.  Encoste-a no lugar e com os dedos ajuste para que todas as bordas estejam bem encostadas. A cola de silicone é espessa e tem um pega ótimo o que vai manter a borda de toda a circunferência ajustada, eliminando aquelas ondulações. Enquanto a cola seca, deve-se pressionar levemente os pontos das bordas que insistirem em permanecer levantados. Em torno de dois minutos, no máximo,  a cola endurece o suficiente para segurar bem a borda de toda a circunferência no lugar.
       

O resultado deve ficar assim. 

UMA DICA ADICIONAL é fazer um acabamento com spray de envelopamento emborrachado, encontrado comumente em lojas de assessórios para autos que vendam tintas em spray.

Boa diversão!


 

Aqui um pouco da modelagem da Flying Moto

Foram usadas peças que encontrei ao acaso, precisei modelar  duas delas em massa de biscuit TANQUE e ASSENTO











Flying Moto de l'occitane
Com materiais básicos: Bucha para gesso, tampa de spray desodorante, terminais de cabos eletrônicos, lacre de cerveja, almofada de fones de ouvido e tampa de creme dental, pode ser feita esta flying moto






















Comentários

Luisinhosmurf disse…
Muito bom isso hein!! Hj eu tb estou fazendo mais coisas em poliestireno do que em papel....seria bom abrir um espaço desta modalidade concorda!?
RonaldoM disse…
Concordo. Faremos